top of page

“Divina”: uma história na construção da Educação e Solidariedade

O Instituto Divina Providência é uma instituição de ensino privado, pertencente à Congregação dos Servos da Caridade - Obra São Guanella, que por sua vez encontra-se presente em quatro continentes, onde se difunde o carisma guanelliano, baseado no sentir e presenciar Deus, rico em bondade e providência, fazendo que todos os homens sintam-se pertencentes a uma mesma família.

A Obra Guanelliana está presente no Brasil desde 1947 e em Capão da Canoa desde maio de 1962.

 

Na cidade de Capão da Canoa, a congregação Guanelliana vem realizando um trabalho fundamental na área do ensino e da assistência social. Desde a sua fundação, juntamente com as Irmãs Filhas de Santa Maria da Providência e com a importante

colaboração do então governado do Estado, Leonel Brizola, fundaram a Escola Técnica Elementar no ano de 1962. Posteriormente, no mesmo ano, atendendo as necessidades da comunidade, instalaram junto a Escola Técnica Elementar, o Ginásio Nossa Senhora da Divina Providência, à época com 39 alunos e cujo nome se mantém até os dias atuais.

Também, no mesmo ano de 1962, respondendo mais uma vez a necessidade da população, iniciou-se um pequeno internato para crianças empobrecidas, atendendo inicialmente sete meninos, precursores de tantas outras crianças que encontraram amparo nesta instituição.

Posteriormente, no início dos anos 70, formaram-se algumas oficinas, com aulas de marcenaria, tipografia, visando à profissionalização dos jovens para o mercado de trabalho.

Com a chegada dos anos 80 foi inaugurado o curso de magistério, também proveniente da demanda da população de Capão da Canoa, e do anseio dos padres e irmãos que se sucederam, objetivando a própria vocação guanelliana: educar à justiça, à fraternidade e buscando difundir a cultura da caridade social, mas nunca se esquecendo da qualidade educacional e de uma didática fundamental para a qualificação integral da pessoa humana.

Na década de 90 mais um passo foi dado na concretização da missão educativa guanelliana: a implantação do 2° grau, hoje denominado ensino médio e parceria com a Associação Educacional Barão do Rio Branco para o EJA e cursos profissionalizantes.

Por conseguinte, seguindo os passos dos fundadores, no caminho do crescimento educacional e da prestação de serviços qualificados à comunidade litorânea, no ano de 2005, implantou-se em parceria com a UNIASSELVI, cursos de nível superior, de graduação e pós-graduação no turno da noite, possibilitando à população acesso a uma formação qualificada para o mercado de trabalho.

Atualmente a Casa Nossa Senhora da Divina Providência, conhecida carinhosamente por “Divina”, possui um quadro discente de aproximadamente 1000 alunos - entre as diversas etapas curriculares - e cujo projeto educativo visa a continuidade da propagação da missão e carisma guanellianos, iniciado pelos padres fundadores, e, atualmente, aliada à inovação tecnológica e a excelência educacional, através do trabalho contínuo dos educadores coesos com o corpo diretivo.

Direção Geral:

Pe. Edenilso de Costa

Direção pedagógica:

Joseane do Canto

Orientadora educacional:

Lidiane Dutra

bottom of page